casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Transtornos Alimentares

Como as crianças podem evitar os gatilhos da síndrome de Dravet

Não há cura para a síndrome de Dravet e nem tudo pode ser feito para evitar que uma criança tenha convulsões, mas há algumas coisas que os pais podem fazer para reduzir o risco:

- Sono Regular :Ter uma rotina rígida na hora de dormir é especialmente importante para crianças com síndrome de Dravet. Ajuda a manter a consistência no horário de sono e minimiza as chances de convulsões causadas pela privação de sono.
- Reduzir a estimulação :Ambientes superestimulantes podem desencadear convulsões. Sons altos, luzes fortes e mudanças repentinas na rotina devem ser evitados tanto quanto possível. Por exemplo, cobrir ou diminuir as luzes fortes, usar protetores de ouvido em situações excessivamente barulhentas e manter um ambiente calmo em casa pode ser benéfico.
- Evite a hipertermia :A febre é um gatilho muito comum para convulsões. Métodos de resfriamento, como passar uma esponja com água morna ou colocar uma toalha fria e úmida sobre a testa da criança, podem ajudar a prevenir ou controlar a febre. Administrar a dosagem adequada de medicamentos para controle da febre o mais rápido possível também pode ajudar.
- Nutrição e Dieta :Uma dieta cetogênica é eficaz na redução da frequência de convulsões em cerca de metade das crianças com síndrome de Dravet e uma dieta de Atkin modificada (MAD) também pode ser útil. Outras opções incluem a dieta paleo, dieta sem glúten ou dieta mediterrânea modificada. Sempre consulte um nutricionista ou nutricionista antes de implementar qualquer mudança na dieta para garantir que seu filho esteja recebendo o equilíbrio certo de nutrientes.