Um dos motivos mais citados por mulheres e meninas desenvolvem anorexia é a intensa pressão social para ser magra . De fato, um estudo realizado pela psicóloga Sarah Murnen mostrou que jovens expostos a um grande número de anúncios que retratam modelos muito magras tinha uma imagem corporal mais baixa do que aqueles que não foram expostos à publicidade.
Biológicas e História da Família
Embora anorexia é muitas vezes considerada uma doença social , fatores de risco existentes nos níveis familiares e neurológicos também. Aqueles com os membros da família anoréxicas são muito mais propensos a desenvolver a doença do que aqueles sem. Os baixos níveis de serotonina , um neurotransmissor implicado na depressão , também desempenham um papel . Esses fatores levam pesquisadores como Jeremy Hirst buscar fatores de risco genético para a doença.
Fatores de Risco Pessoal
Certos traços de personalidade e comportamentos são correlacionados com o desenvolvimento da anorexia . Os transtornos de ansiedade , perfeccionismo, auto- lesão , tendências obsessivo- compulsivos, medo intenso de rejeição , auto-imagem pobre e depressão podem contribuir para relacionamentos desordenados à alimentação e tamanho do corpo .