casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Orelhas Audição
O que significa maturidade de grau 1 na varredura de ultrassom?
Maturidade de grau 1 é um termo usado na ultrassonografia para descrever a aparência da placenta durante a gravidez. É um dos quatro graus utilizados para avaliar a maturidade placentária, com o Grau 1 indicando o estágio mais inicial de desenvolvimento e o Grau 4 indicando o estágio mais maduro.
A maturidade de grau 1 é normalmente observada no primeiro trimestre de gravidez, até cerca de 12 semanas. É caracterizada por uma aparência homogênea e ecogênica (brilhante) da placenta, que é o órgão que fornece oxigênio e nutrientes ao feto em desenvolvimento.
Durante a maturidade de Grau 1, a placenta é relativamente fina e tem uma superfície lisa. As vilosidades coriônicas, que são pequenas projeções em forma de dedo que se estendem da placenta até a parede uterina, ainda não são visíveis na ultrassonografia.
À medida que a gravidez avança, a placenta amadurece gradualmente e muda de aparência. No terceiro trimestre, atingirá tipicamente a maturidade de Grau 4, que é caracterizada por uma aparência heterogênea e manchada com ecogenicidade aumentada.