casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Orelhas Audição

Por que o lasix causa zumbido nos ouvidos?

Ototoxicidade

A ototoxicidade é um efeito colateral de alguns medicamentos, incluindo a furosemida (Lasix), que pode danificar o ouvido interno e causar perda auditiva, zumbido (zumbido nos ouvidos) ou vertigem (sensação de tontura).

O mecanismo exato pelo qual a furosemida causa ototoxicidade não é totalmente compreendido, mas acredita-se que esteja relacionado à capacidade da droga de inibir a reabsorção de íons sódio e cloreto na alça de Henle no rim. Isto pode levar a um aumento na concentração desses íons na endolinfa, o fluido que preenche o ouvido interno, o que pode perturbar o funcionamento normal das células ciliadas e de outras estruturas do ouvido.

A ototoxicidade é mais provável de ocorrer em pessoas que tomam altas doses de furosemida ou que têm doença renal subjacente. Também é mais comum em pessoas expostas a ruídos altos ou com histórico de problemas de ouvido.

Se sentir zumbido nos ouvidos ou outros problemas auditivos enquanto estiver a tomar furosemida, é importante falar com o seu médico. Eles podem recomendar a redução da dose do medicamento ou a mudança para um medicamento diferente.

Aqui estão algumas dicas para prevenir a ototoxicidade da furosemida:

* Tome a dose mais baixa de furosemida que seja eficaz para você.
* Evite tomar furosemida com outros medicamentos que também possam causar ototoxicidade, como aspirina, ibuprofeno ou antibióticos aminoglicosídeos.
* Proteja seus ouvidos de ruídos altos.
* Consulte seu médico regularmente para testes de audição se estiver tomando furosemida por um longo período.