casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Orelhas Audição

Os tratamentos para a doença de Ménière

Doença de Ménière é uma doença do ouvido interno que resulta em episódios de tontura e perda auditiva progressiva . É causada por uma dilatação do canal linfático que afeta a drenagem da endolinfa . Doença de Ménière normalmente afeta apenas um ouvido e tem uma variedade de tratamentos médicos e cirúrgicos . Medicação

O objetivo primário do tratamento médico para a doença de Ménière é reduzir a pressão no ouvido interno. Alguns casos de doença de Ménière se acredita ser causada por vírus herpes simplex . Acicloguanosina ( Aciclovir ) é um medicamento anti- herpes , que mostra alguma promessa no tratamento da doença de Ménière. É mais eficaz nas primeiras fases da doença , uma vez que pode interromper a progressão da doença, mas não pode curar dano que já ocorreu .

O uso a longo prazo de acicloguanosina pode também ser benéfico em travar a danos pelo vírus herpes simplex . Herpes vírus pode dormente nas células nervosas por um período prolongado eo uso continuado de acicloguanosina pode impedir que o vírus se tornar ativo novamente. Acicloguanosina também pode ser eficaz contra várias estirpes do vírus da herpes , cada um dos quais podem causar diferenças no tipo exacto da lesão na orelha .

O aumento da pressão no ouvido interno pode também ser tratado com uma variedade de anticolinérgicos, anti-histamínicos , diuréticos e esteróides. Diazepam ( Valium ) também pode tratar a doença de Ménière por sedar o sistema vestibular.
Cirurgia

A cirurgia pode ser realizada para eliminar a vertigem causada pela doença de Ménière se o tratamento médico é não é eficaz. Este é geralmente considerado apenas como um último recurso , porque vai resultar na perda permanente da sensação de equilíbrio no ouvido afetado . Um labirintectomia é um procedimento que envolve a injecção de um agente químico , tal como gentamicina na orelha . Isso destrói o aparelho vestibular , que fornece o senso de equilíbrio. Um cirurgião também pode executar uma neurectomia vestibular , que corta o nervo que transmite a sensação de equilíbrio para o cérebro. Estes procedimentos não afetará o senso de equilíbrio na outra orelha , nem impedem de ouvir novas perdas devido à doença de Ménière.

Cirurgia também pode ser capaz de fornecer alívio temporário dos sintomas da doença de Ménière , aliviando a pressão sobre o saco endolinfático . Isso geralmente diminui a ocorrência de vertigem no curto prazo , mas não vai afetar o curso de longo prazo de vertigem devido à doença de Ménière , nem vai afetar a perda de audição .