Antes de iniciar uma conversa, estar ciente de seu ambiente. Existe uma grande quantidade de ruído de fundo que irá interferir com a comunicação? É cada pessoa frente para o outro ? Existem distrações periféricas que impeçam uma pessoa de se concentrar na conversa?
Escolha um lugar calmo, íntimo para a sua conversa , onde nem a pessoa será distraído por ruídos altos estranhos. A comunicação com outra pessoa é reforçada quando o ouvinte pode observar as expressões faciais e gestos do orador . Tente ter o orador falar em uma área bem iluminada. Isso vai ajudar o ouvinte ver o rosto da pessoa . Certifique-se de que nenhuma luz no quarto está iluminando o rosto do orador e não bloqueando a visão do ouvinte do orador. Só falar quando você pode ver o rosto da outra pessoa e ele pode ver o seu rosto. Evite falar em salas diferentes ou distantes umas das outras. Tente apenas falar com uma pessoa de cada vez , em vez de um grupo de pessoas .
Comunique Problemas
Se você não encontrou grandes pedaços da conversa e não podem mais siga o que está sendo dito , diga o alto-falante que você está tendo problemas . Diga-lhe a parte da conversa que você ouviu , e , em seguida, pedir que ela repita o resto da conversa . É útil ter alguém perto de você para ajudá-lo com o fluxo da conversa , se você está tendo problemas para ouvir e não pode pedir ao orador diretamente para repetir o que ela está dizendo. Não finja que você já ouviu falar ou entender qualquer coisa que você não tem; isso só vai criar problemas de comunicação futuras para você e para o alto-falante.
enunciar
Se você está falando com uma pessoa que é deficiência auditiva , comece a conversa dizendo o nome da pessoa . Isso prepara a pessoa para uma discussão , e lhe permite concentrar sua atenção em você . Pronuncie as palavras com clareza e falar devagar . Certifique-se de que você ainda está falando , naturalmente, e não exagerar suas expressões faciais ou gritar . Falando muito alto e falando estranhamente vai mudar a forma como a sua boca se move , e vai afetar a maneira como o ouvinte interpreta suas palavras.
Evite o uso de uma série de movimentos de mão perto de seu rosto , já que estes podem ser uma distração e torná-lo difícil para o ouvinte a se concentrar. Use frases simples e tentar inserir pausas . Desta forma , o ouvinte pode acompanhar a conversa e você pode ter certeza de que ele digeriu a informação antes de passar para outros tópicos.
Paciência e persistência
Ambos os ouvintes e falantes deve tentar ser paciente ao longo da conversa . Certifique-se de que você nunca está falando sobre o outro; cada pessoa deve se revezam falando para evitar confusão. Se você está falando com uma pessoa com deficiência auditiva , não repita a mesma frase , se você está tentando descrever algo que ela está tendo problemas para agarrar. Em vez disso, tentar dizer a mesma coisa em uma variedade de maneiras , de modo que você não fique frustrado repetindo a mesma coisa , e ela tem mais oportunidades para entender o que você está dizendo.
Oradores devem constantemente repetir importante fatos ou particularidades da conversa antes de passar para um tópico diferente . Evite alterar temas muitas vezes . Se houver informações pertinentes estão sendo trocadas , como uma futura reunião tempo e lugar, o alto-falante e ouvinte deve repetir a informação para o outro. Anote os pontos importantes ou informações concretas , como lugares de encontro , horários e sentidos , de modo que a pessoa terá um registro escrito .