casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Toxicodependência
Diferença entre dependência de processo e dependência de substâncias?
Vício em processos e
dependência de substâncias são ambos tipos de vícios, mas diferem em seu foco principal.
Processar vícios são vícios em atividades ou comportamentos, em vez de substâncias. Exemplos de vícios de processo incluem jogos de azar, compras, alimentação, sexo e trabalho. Esses vícios são caracterizados por um envolvimento compulsivo na atividade ou comportamento, apesar das consequências negativas. Pessoas com dependência de processos podem perder o controle sobre seu comportamento e podem continuar a se envolver na atividade ou comportamento mesmo quando isso causa problemas em suas vidas pessoais, profissionais ou sociais.
Dependências de substâncias são vícios em drogas, álcool ou outras substâncias. Esses vícios são caracterizados pelo uso compulsivo da substância, apesar das consequências negativas. Pessoas com dependência de substâncias podem perder o controle sobre o uso da substância e podem continuar a usá-la mesmo quando isso causa problemas em suas vidas pessoais, profissionais ou sociais.
Principais diferenças entre dependências de processos e dependências de substâncias: *
Foco principal: Os vícios de processo são vícios em atividades ou comportamentos, enquanto os vícios em substâncias são vícios em drogas, álcool ou outras substâncias.
*
Natureza do vício: Os vícios de processo são caracterizados por um envolvimento compulsivo em uma atividade ou comportamento, enquanto os vícios de substâncias são caracterizados pelo uso compulsivo de uma substância.
*
Perda de controle: Pessoas com dependências de processos e dependências de substâncias podem experimentar uma perda de controle sobre seu comportamento ou uso da substância.
*
Consequências negativas: Tanto os vícios de processos quanto os de substâncias podem levar a consequências negativas na vida pessoal, profissional e social de uma pessoa.
É importante observar que vícios de processo e vícios de substâncias podem coexistir, e uma pessoa pode ser viciada tanto em uma substância quanto em uma atividade ou comportamento. O tratamento para ambos os tipos de vícios está disponível e pode ajudar as pessoas a superar seus vícios e a levar uma vida saudável e plena.