casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Toxicodependência

Como seu corpo asfixia depois que você bebe álcool?

A asfixia não é uma consequência típica do consumo de álcool. Embora a ingestão excessiva de álcool possa causar vários problemas de saúde, normalmente não causa asfixia.

O álcool afeta principalmente o sistema nervoso central, prejudicando o julgamento, a coordenação e os tempos de reação. Não obstrui diretamente as vias aéreas nem causa dificuldade para respirar, o que levaria à asfixia.

No entanto, existem certas situações em que o consumo de álcool pode aumentar indiretamente o risco de asfixia:

1. Asfixia :O álcool pode prejudicar o reflexo de vômito de uma pessoa, tornando-a mais suscetível a engasgar com comida ou outros objetos.

2. Vômito :A ingestão excessiva de álcool pode causar vômito e, se uma pessoa vomitar enquanto estiver inconsciente ou em uma posição comprometida, existe o risco de inalar o vômito para os pulmões, o que pode causar asfixia ou pneumonia por aspiração.

3. Apneia do sono :O álcool pode relaxar os músculos da garganta, agravando a apnéia do sono, uma condição caracterizada por pausas temporárias na respiração durante o sono. Em casos graves, a apneia do sono pode levar à asfixia se não for tratada.

4. Interações medicamentosas :A mistura de álcool com certos medicamentos ou drogas recreativas pode ter efeitos imprevisíveis e potencialmente perigosos, incluindo depressão respiratória e aumento do risco de asfixia.

É importante notar que o risco de asfixia pelo consumo de álcool é relativamente baixo e está principalmente associado a níveis extremos de intoxicação e/ou combinação com outros fatores de risco.