casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Toxicodependência
O vício em cheirar produtos químicos é uma doença?
O transtorno por uso de substâncias (TUS), comumente referido como dependência, é uma doença cerebral crônica e recorrente que se caracteriza pela busca e uso compulsivo de drogas, apesar das consequências negativas. É considerada uma doença pela comunidade médica, incluindo a Sociedade Americana de Medicina do Dependência (ASAM) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O SUD pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo genética, meio ambiente e saúde mental. Pode desenvolver-se em resposta ao uso repetido de substâncias como álcool, drogas ou mesmo inalantes, incluindo produtos químicos.
No caso do vício em produtos químicos cheirosos, o uso compulsivo de inalantes pode levar à dependência física e alterações psicológicas no cérebro características do SUD. O abuso de inalantes pode causar uma série de problemas de saúde, incluindo danos ao cérebro, coração, fígado e rins, bem como problemas psicológicos, como ansiedade e depressão.
Tal como acontece com outras formas de SUD, o tratamento para o vício em produtos químicos cheirosos normalmente envolve uma combinação de terapia, medicação e grupos de apoio. O objetivo do tratamento é ajudar os indivíduos a alcançar e manter a sobriedade, melhorar a sua saúde e bem-estar geral e desenvolver mecanismos de enfrentamento para prevenir recaídas.
Portanto, o vício em cheirar produtos químicos é considerado uma doença devido à sua natureza crônica e recidivante, ao impacto que tem no cérebro e no comportamento e à necessidade de tratamento e apoio médico.