casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Toxicodependência

O vício do jogo causa danos cerebrais?

O vício do jogo, também conhecido como transtorno compulsivo do jogo, é uma doença mental que pode ter efeitos significativos na vida de uma pessoa, incluindo na saúde física e mental. Embora não haja evidências conclusivas que sugiram que o vício do jogo cause danos cerebrais diretamente, a pesquisa descobriu que pode levar a mudanças na estrutura e função do cérebro.

Estudos de imagens cerebrais de indivíduos viciados em jogos de azar mostraram alterações nas áreas do cérebro envolvidas na tomada de decisões, processamento de recompensas e controle de impulsos. Estas mudanças podem estar ligadas ao comportamento compulsivo e à tomada de decisão prejudicada observada no vício do jogo. Além disso, estudos descobriram que o vício do jogo pode levar a alterações na química do cérebro, afetando neurotransmissores como a dopamina, que está envolvida no sistema de recompensa do cérebro e desempenha um papel no vício.

É importante observar que existem diferenças individuais e que o impacto específico do vício do jogo no cérebro pode variar de pessoa para pessoa. Além disso, a relação entre o vício do jogo e as alterações cerebrais é complexa e ainda não totalmente compreendida, exigindo mais investigação para determinar a natureza exacta e a extensão destas alterações.

Também vale a pena mencionar que o vício do jogo é uma condição tratável. Várias terapias, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) e a medicação, demonstraram ser eficazes em ajudar indivíduos com dependência do jogo a recuperar o controle sobre seu comportamento e controlar seus sintomas.