Um efeito físico visível de abuso de drogas é mudanças na aparência física. O viciado pode experimentar uma mudança drástica em seu peso em um curto período de tempo, quer ganhar ou perder uma quantidade substancial de peso , dependendo da droga de escolha . A higiene pessoal também é afetada , incluindo o odor de corpo , cabelo gorduroso e completa desordem . A aparência externa do agressor pode mudar drasticamente ao longo do tempo como o corpo anseia por um aumento da quantidade da droga.
Doença Periodontal
A gengivite pode ser um leve ou maior efeito físico de abuso de drogas. Inicialmente, as gengivas são avermelhadas e sangrar com mais freqüência. À medida que o usuário de drogas afunda em seu vício , cuidados irresponsável da boca pode causar problemas mais graves, incluindo a perda do dente. Infecções na boca podem levar à morte se não tratada adequadamente.
Respiratório superior Infecções
O viciado em drogas vai mostrar efeitos físicos sobre o sistema respiratório . Para os medicamentos que são inalados , os efeitos físicos imediatos podem incluir hemorragias nasais , tosse peito profundo e inflamação em todo o sistema respiratório. Com toxicodependência grave, complicações respiratórias , tais como insuficiência respiratória , pode ocorrer e até mesmo levar à morte. Porque o corpo é tão resistente , o viciado pode se recuperar dos efeitos com o tratamento e tempo.
Distúrbios da pele
A aparência da pele do viciado em drogas muda quando substâncias são em seu sistema. A pele vai aparecer vermelho com poros visivelmente maiores em torno do nariz. Porque a frequência cardíaca ea pressão arterial aumentam , veias e artérias são afetados e podem produzir uma aparência manchada. Glândulas sudoríparas e petróleo pode produzir mais , fazendo com que o viciado em drogas a ser mais propensas a surtos e acne.
Cognitive Impairment
O comprometimento cognitivo é um efeito físico do abuso de drogas. As drogas que entram no corpo afetam a atividade neurológica no cérebro e causar níveis de dopamina a ser alterada. O abuso de drogas pode afetar a memória do viciado , atenção e capacidade de raciocínio , tais como intervalos de tempo e evento confusão. O prejuízo cognitivo no usuário de drogas se torna mais debilitante com o aumento de anos de uso. Felizmente, um viciado em recuperação pode , na maioria dos casos , melhorar e , possivelmente, reverter estes efeitos após um ano de sobriedade.