consumo excessivo de álcool pode desencadear a desordem neurológica conhecida como demência , afetando a capacidade do cérebro para realizar tarefas mentais, tais como a aprendizagem , lembrando e pensando.
Tipos
Existem diferentes formas de demência relacionada ao álcool , sendo a síndrome de Wernicke- Korsakoff mais comum . Esta é uma conseqüência de uma deficiência de tiamina diretamente ligada ao abuso de álcool.
Considerações
Quando o consumo excessivo de álcool causa danos ao fígado e deficiência de vitamina A, que pode , em última instância levar ao encolhimento do cérebro e danos.
Equívocos
Consumir álcool nem sempre é prejudicial para o organismo. Níveis moderados de consumo pode ter um efeito positivo devido aos antioxidantes que estão presentes em algumas bebidas alcoólicas.
Prevenção /solução
A única maneira de evitar ligados ao álcool demência é a de limitar o consumo de bebidas alcoólicas . A condição pode ser revertida, em alguns casos , se beber é interrompida, deficiências de vitaminas forem corrigidas e uma dieta saudável é mantida.