normas éticas insistem que um profissional de abuso de substâncias deve manter a objetividade em suas opiniões e premissas relativas a clientes sob seus cuidados , e não impor suas próprias crenças ou convicções religiosas sobre aqueles a quem ela trata de a doença de abuso de substâncias. Além disso, de acordo com o NAADAC , uma associação de profissionais de dependência , o profissional de abuso de substâncias é esperado para não discriminar com base em raça, religião, idade, gênero, deficiência , etnia, origem nacional , orientação sexual, condição econômica ou de qualquer outra aspecto de uma pessoa protegida ao abrigo da lei.
Padrões Educativos /Atribuição de crédito aos outros conforme o caso
alguma forma , o NAADAC diz , todos os estados esperam que o abuso de substâncias profissional para reconhecer a necessidade de educação continuada , a fim de manter os padrões actuais de competência em ciência vício e tratar adequadamente os clientes com transtornos de abuso de substâncias . Ele é esperado para aceitar a responsabilidade de melhorar continuamente seus conhecimentos e habilidades no tratamento de pessoas que sofrem de doença viciante. A maioria dos estados , como West Virginia, mandato que o profissional de abuso de substâncias deve sempre dar crédito a todas e quaisquer fontes utilizadas em publicações ou em apresentações profissionais.
Códigos morais e Bem-estar do cliente
o profissional de abuso de substâncias é esperado para defender e apoiar os códigos morais esperados de comportamento dentro do campo ao trabalhar na capacidade de tratamento de indivíduos dependentes , diz o NAADAC . Ele é obrigado a proteger o bem-estar pessoal e integridade de cada pessoa e /ou grupo para o qual ele oferece serviços .
Cliente Confidencialidade
O profissional de abuso de substâncias é esperado para proteger a privacidade do cliente por manter a confidencialidade de todos os registros de clientes através da guarda de e recusa em divulgar informações confidenciais adquiridas através do ensino , a prática , a pesquisa ou investigação. Além disso, o NAADAC diz , os profissionais de abuso de substâncias são esperados para insistir na confidencialidade de todos os registros sob seu controle .
Consentimento Informado /Prática Somente em Área de Especialização
o profissional de abuso de substâncias é esperado para informar o cliente sobre a natureza dos serviços e dos riscos envolvidos , de acordo com o Código de Ética NAADAC . O cliente deve saber de todas as situações em que a confidencialidade não é protegido , como em casos de comportamento suicida , abuso de crianças ou ameaças homicidas.
O profissional de abuso de substâncias não devem tentar oferecer um serviço ou conselhos que está além de sua ou seu nível de especialização ou conhecimento.
Conduta sexual
Estado e de códigos nacionais de ética dizem profissionais de abuso de substâncias são esperados para evitar qualquer relacionamento sexual com clientes ou o cliente de outros significativos . Há naturalmente um desequilíbrio de poder nas relações cliente /terapeuta que faz com que as relações sexuais entre os conselheiros e clientes para ser eticamente inadequada, o NAADAC diz .
Respeito para com outros profissionais, e os Clientes
Substância abuso profissionais são esperados para tratar outros profissionais com maior dignidade e respeito . O NAADC diz que eles devem cooperar com outros profissionais sempre que fazer isso é no melhor interesse do cliente servido. Os conselheiros e outros profissionais são esperados para evitar comportamentos humilhantes , intimidação , assédio e de outra forma para os clientes , outros profissionais , ou aqueles sobre os quais eles têm autoridade.