Se um adulto mais velho está matriculado em um programa de saúde mental comunitária e tem comunicação sob a forma de aconselhamento tanto one- on-one e terapia de grupo , suas chances de remanescente aumento sóbrio muito. Ter um local onde ela se sente responsável por suas ações é um aspecto importante da recuperação, em comparação com a população mais jovem. Registrando um adulto mais velho em aconselhamento individual lhe permitirá trabalhar fora algumas das questões mais pessoais que levaram a ela por um caminho particular.
Aconselhamento individual também fornece educação. Um conselheiro pode instruir a pessoa mais velha sobre o porquê de seus comportamentos de abuso de substâncias pode ser perigoso, e dar-lhe uma visão sobre por que ela pode estar envolvido nesses comportamentos. O aconselhamento individual promove um elo entre cliente e conselheiro, e um adulto mais velho vai ser mais propensos a considerar que o vínculo antes de ter uma recaída . A confiança que foi construída entre o cliente eo conselheiro é um impedimento para um adulto mais velho contra fazer algo para quebrá-lo , como na recidivante .
Juntando terapia de grupo para prevenção do abuso de substância recaída é outro componente importante para os adultos mais velhos ' recuperação. Eles estão recebendo o benefício da socialização, algo que pode não ter outro lugar. Eles estão fora entre um grupo de pessoas que estão enfrentando problemas semelhantes, que irá invocar um sentimento de pertença. Mais uma vez , há um senso de responsabilidade para com os outros em um ambiente de terapia de grupo; e para o adulto mais velho, esse benefício , muitas vezes, ser um impedimento para reincidentes
Comunicação com - . e Entre - Médicos
Ao cuidar de um cliente em um centro comunitário de saúde mental, a linha de comunicação com todos os fornecedores externos, como os médicos de cuidados primários, é muito importante. Por exemplo, todos os prestadores de cuidados de saúde do paciente ter a parceria em conjunto para monitorar a quantidade total de medicação que o idoso pode ter sido prescrito. O médico da atenção primária, junto com outros especialistas que estão tratando o adulto mais velho, são mantidos informados sobre o andamento do seu paciente . Ao estabelecer esta linha de comunicação , os médicos se proteger contra o excesso de prescrição de drogas que causam dependência . Se o idoso não precisa ser em um medicamento que tem uma tendência para a dependência , ele está sendo monitorado de perto de todos os que estão envolvidos. Isso é prejudicial na proteção contra o abuso de substâncias recaída.