As idéias por trás da redução de danos são simples. Apesar de prevenção e programas de tratamento , uso de drogas vai continuar a existir na sociedade. Há uma continuidade de uso de usuários recreativos e viciados "funcionais" (que pode manter as suas responsabilidades , até certo ponto ) para aqueles que vivem de pílula para pílula ou bater bater , abandonando tudo. Moral passadas e presentes nos ensinaram que o abuso de substâncias é errada e, portanto, aqueles que têm um problema com drogas são ruins. Essas pessoas devem obter ajuda e parar de usar. E enquanto alguns fazem, outros não.
Os defensores da redução de danos sugerem para o último grupo que , em vez de julgar o usuário de substâncias e serviços de mandato , ajudando os profissionais podem ter uma abordagem diferente . Morada uso de drogas do indivíduo de forma neutra e concentrar-se em resolver as questões negativas que continuaram o uso de drogas cria . Durante este processo , o cliente profissional e vai trabalhar em conjunto com o cliente ajudando a planejar esses esforços.
Objetivo
O objetivo da redução de danos é minimizar o negativo conseqüências do abuso de drogas continuou para o abusador indivíduo e da sociedade em geral. Isto significa não fazer abstinência uma exigência de cuidados. Do ponto de vista de saúde pública esforços de redução de danos pode diminuir problemas de saúde, reação social ou legal , e os custos financeiros de abuso de substâncias. Os usuários de substâncias são aceitos nos cuidados onde quer que estejam no continuum de uso. Se quiserem cortar , este é abraçado; se eles não estão dispostos a mudar alguma coisa , então um plano entra em ação para aumentar a segurança durante o uso. A redução de danos é mundo real versus mundo perfeito .
Exemplos
a nível comunitário , a redução de danos pode assumir a forma de um programa de troca de seringas para reduzir a propagação de doenças como a Hepatite C e HIV entre usuários de drogas injetáveis . Ou um programa de manutenção com metadona pode substituir a heroína ou medicamentos para a dor de opiáceos com uma droga clinicamente segura , que irá reduzir os efeitos de privação de opiáceos e diminuir ânsias. Numa base individual , um usuário de maconha pode concordar em não usar em determinadas situações (no trabalho, dirigir sob a influência de evitar prejudicar os outros ) . Enquanto a pessoa não é substância livre em qualquer um desses exemplos, a situação é mais seguro.