Uma possível técnica de tratamento que podem ser utilizados durante o tratamento ambulatorial é a terapia cognitivo-comportamental. Terapia cognitivo-comportamental é uma forma de tratamento que aborda os comportamentos e as emoções por trás usando uma substância viciante , e depois se esforça para fornecer as competências necessárias para mudar o comportamento viciante.
Terapia de Grupo
terapia de grupo é também uma parte comum de programas de tratamento ambulatório. A terapia de grupo dá aos pacientes a capacidade de falar com outros viciados que estão lutando com os mesmos problemas . Isso permite a interação entre pares, roleplay e de aprendizagem em grupo habilidades a serem ensinadas. A terapia de grupo também dá o viciado um grupo de apoio de pessoas a quem recorrer quando lutando com a tornar-se sóbrio durante o tratamento .
Terapia Familiar
Desde uma droga ou dependência do álcool não afeta apenas o usuário, mas também a família , terapia familiar do usuário muitas vezes é um aspecto integral do tratamento ambulatorial . A terapia familiar não só dá uma chance para a família para aprender mais sobre a dependência e como ajudar o programa de tratamento ser bem sucedido, mas também dá a oportunidade para a família para curar junto com o viciado .
gestão de Contingência
gestão de Contingência utiliza incentivos motivacionais para ajudar a mudar um comportamento viciante . Ao premiar o viciado para ficar limpo com qualquer elogio verbal ou recompensas físicas especificadas , o usuário tem um incentivo adicional para tornar-se sóbrio.
Grupos de Apoio
Os grupos de apoio são semelhantes a terapia de grupo , mas são mais de um sistema de apoio fora do tratamento . Há uma variedade de grupos de apoio disponíveis variam de inspiração religiosa de inspiração secular. Os grupos de apoio dão um viciado em recuperação de um lugar não só para desabafar, mas o incentivo para ficar limpo durante o curso do tratamento ambulatorial , bem como depois de se formar a partir do programa de tratamento. Duas das opções mais populares para os grupos de apoio são os Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA) .