Informá-los de que o tabagismo é indesejável , pessoal e social . Explique que o tabagismo é um hábito pouco atraente , o que não reduz o stress - ele só acrescenta a ele por meio de doenças como o câncer de pulmão. Além disso, menos lugares estão permitindo o fumo em sua propriedade , pois muitas pessoas não gostam de estar perto de fumaça de cigarro.
2
Explicar-lhes o tabaco é viciante. Ele também tira a liberdade de parar de fumar à vontade. Os jovens gostam de manter o controle de suas vidas. Diga-lhes que esse controle pode ser tirado , uma vez que se tornam dependentes de fumar, independentemente do seu desejo de parar .
3
Informá-los de que o tabagismo não está associada com a maturidade. Existem muitos adultos que não fumam . Explique que eles não devem ver aqueles que os aconselham contra o tabagismo como ameaças . O tabagismo é o inimigo real .
4
Desmascarar o mito de que a maioria dos adolescentes fumam , apontando que menos de 20 por cento dos adolescentes fumam com freqüência. Os jovens que fumam , como resultado da pressão dos pares estão sucumbindo a uma minoria .
5
Projete sua casa por isso é livre de fumo. Tente não fumar; será difícil conseguir o jovem a confiar o seu conselho anti- tabagismo , se você é um fumante. Explique aos irmãos mais velhos que muitos jovens fumam como resultado de ver seus irmãos mais velhos fumar. Peça-lhes para definir exemplos apropriados.
6
Estado que não há problema em dizer "não" ao fumo. Dizer "não " não se aplica apenas às drogas e ao álcool; isto aplica-se ao tabaco , bem . Se um adolescente está numa fase vulnerável em sua vida, ele pode se sentir pressionado a obedecer , mesmo que ele realmente não quer . Ele pode sucumbir à tentação só porque ele está presente. Ensine-lhe habilidades de enfrentamento que irão ajudá-lo a manter-se fiel às suas próprias necessidades. Prática role-play com ele. Criar cenários que o ajudam a aguçar suas habilidades de recusa . Diga-lhe que sempre que ele se sente pressionado a fumar para lembrar o perigo que ele traz.