Reconhecendo os fatores de risco eo desenvolvimento de habilidades de enfrentamento são os objetivos centrais de terapias cognitivas. As abordagens cognitivas , muitas vezes são considerados comportamental na raiz, uma vez que usar a razão e padrões de pensamento alterados para lidar com situações problemáticas e para lidar com os altos e baixos de recuperação. Nesta área , a alteração do processo de pensamento é a coisa mais importante.
Terapia Familiar
Trazer toda a família também é importante, especialmente com os jovens. A estrutura de suporte de uma vida familiar forte e nutrir é necessário para o processo de recuperação para ir junto sem problemas. Sem tais estruturas , as crianças são susceptíveis de voltar a velhos comportamentos , amigos e situações que atrapalhar o processo de recuperação . A terapia familiar deve ser sempre utilizado juntamente com técnicas cognitivas .
Técnicas motivacionais
Desejando mudar é o primeiro grande passo na recuperação. Abordagens comportamentais para a toxicodependência juvenil também deve abordar a motivação, o desejo de mudar . Neste caso, a dizer a verdade de forma careca e sem adornos sobre as drogas , o dano a seus corpos e da destruição de seu futuro torna-se o meio de motivar os jovens a mudar seus padrões de comportamento. A simples exibição de fotos de jovens alcoólatras e seus fígados doentes e pele amarelada é muitas vezes suficiente para levar os jovens a mudar suas percepções.
Incentivos
Usando incentivos para continuar o processo de recuperação é igualmente importante. Para muitos jovens , vendo os benefícios tangíveis da sua recuperação e as lutas é importante para mantê-los no caminho certo. Construir um sistema de recompensa por meio de terapia de família é muitas vezes uma excelente maneira de começar a construir incentivos para o processo de recuperação.