Organize um grupo de participantes dispostos para a intervenção. Este deve ser um pequeno grupo de familiares e amigos que compartilham um objetivo comum de conseguir ajuda para a pessoa . Um médico da família, colegas de trabalho , e conselheiro religioso também pode ser útil. O importante é incluir as pessoas que estão percebendo e experimentando os efeitos nocivos do consumo da pessoa.
2
Encontrar um profissional que pode levar à intervenção. Isso pode ser um conselheiro de abuso de substância ou um terapeuta familiar , que irá explicar como oferecer ajuda para a pessoa de uma forma construtiva e não-julgamento .
3
Decida o que cada pessoa vai dizer durante a intervenção. Planeje com antecedência como um grupo que pontos cada pessoa fará . Isto deve incluir uma discussão sobre as conseqüências que o alcoolismo terá sobre a vida da pessoa , se ele se recusa a receber tratamento . Esteja preparado para enfrentar desculpas a pessoa pode dar , a fim de evitar o tratamento .
4
Encontrar um bom centro de tratamento . O profissional encarregado da intervenção pode ajudar a identificar um lugar que pode atender às necessidades individuais da pessoa. Siga os procedimentos necessários para que a pessoa admitida no programa escolhido. Esteja pronto para tomar medidas imediatas. Já tudo configurado antes do tempo para que a pessoa pode entrar em tratamento logo após a intervenção , se ela concorda em buscar ajuda.
5
agendar um horário para fazer a intervenção . Determine um local para o grupo para se encontrar com a pessoa que tem o problema com a bebida .
6
Conduzir a intervenção. Lembre-se o objetivo da intervenção é fazer com que a pessoa que concordar em procurar ajuda. Deixe claro para a pessoa que ele deve assumir o compromisso de obter o tratamento e que só fazendo uma promessa não é aceitável. Esteja preparado para impor conseqüências se a pessoa se recusar tratamento. Por exemplo, se a pessoa é um adolescente , diga-lhe que você está preparado para obter uma ordem judicial que irá forçá-la a entrar em um programa de tratamento. Se ela não concordar em receber ajuda , levá-la para tratamento imediato.