A história familiar de cada participante do programa de prevenção do abuso de substâncias é examinado. Drogas e álcool são, essencialmente, as doenças que são genética. Se uma pessoa tem um pai que teve problemas com abuso de substâncias (como o alcoolismo ), então é que o indivíduo mais probabilidade de desenvolver o alcoolismo , de acordo com o Instituto Nacional de Abuso do Álcool e Alcoolismo . Os cientistas concordam que um componente genético está envolvido com a maioria dos vícios e pode ser ligado a progressão de uma pessoa a partir de experiências com álcool e drogas ao vício de pleno direito . De acordo com um estudo publicado na revista internacional " Addiction " em 2007, pesquisadores da Universidade de Cardiff avaliados hábitos de abuso de substâncias de mais de 1.200 pares de gêmeos idênticos e não idênticos pré-adolescentes e adolescentes. Esta pesquisa constatou que a genética é o fator mais importante envolvido na progressão da experimentação de tabaco e maconha para ir para uso pesado.
Lifestyle
Uma avaliação de uma pessoa de estilo de vida é tomada durante um programa de prevenção de abuso de substâncias. Um questionário é administrado sobre se o indivíduo mantém amigos que são usuários de drogas e abusadores , o tipo de trabalho ou na escola ambiente que uma pessoa se encontra, bem como atitudes sobre o uso de drogas . A ferramenta de auto-avaliação também deve incluir perguntas sobre o uso de substâncias atual de uma pessoa, se ele usa alguma droga gateway ( como o tabaco ) ea frequência de uso. Todos esses fatores ambientais e de vida jogar em se um indivíduo está em risco de desenvolver um problema de abuso de substâncias.
Conhecimento
Durante um programa de prevenção do abuso de substância , um participante é testado em seu nível de conhecimento atual sobre drogas e álcool. Ferramentas como testes de papel e lápis , conversas orais e enchem - no- branco apresentações podem ser usados para realizar esta avaliação . Perguntas sobre nomes de ruas de diferentes drogas , os efeitos fisiológicos de drogas e álcool e os riscos de curto e longo prazo do abuso de substâncias devem ser incluídos. Conhecimento em primeira mão de uma pessoa em relação aos riscos de abuso pode ser evidenciado durante os exercícios e pode ajudar o avaliador a identificar aqueles que já estão usando e abusando de drogas e álcool . Um participante que tem pouco conhecimento podem estar em maior risco de desenvolver problemas de abuso de substâncias .