O uso de substâncias interfere com obrigações importantes , tais como papéis escola, emprego e família . Exemplos incluem um padrão de faltas ao trabalho , escola ou eventos familiares importantes ou ser demitido ou ser prejudicada no trabalho. Outros exemplos são quando o uso da substância interfere com o bom atendimento de crianças e tarefas domésticas. Negligência infantil e abusos podem andar de mãos dadas com o abuso e dependência de substâncias .
DSM IV Critérios 2 Baixar sua imagem de condução sob a influência
Critérios 2 descreve o uso freqüente de uma substância , apesar de pleno conhecimento dos perigos associados. Exemplos incluem dirigir ou operar máquinas pesadas durante o uso da substância .
DSM IV Critérios 3
problemas legais
Critérios 3 cita problemas legais freqüentes para o uso da substância . Exemplos incluem prisões por violência doméstica ou a condução sob a influência.
DSM IV Critérios 4
argumentos sobre substância usar
uso continuado de substância (s ), independentemente do social e problemas de relacionamento que ela provoca é descrito nos Critérios 4 . Exemplos incluem argumentos freqüentes sobre o uso da substância com um cônjuge ou outro ente querido. Às vezes, lutas corporais podem surgir sobre a questão do uso da substância continua . A violência doméstica é mais alta nos domicílios em que há abuso de substâncias.
Diagnóstico de Abuso de Substâncias
Abuso de substâncias ao longo do tempo
O diagnóstico de abuso de substâncias é dado quando um ou mais dos os critérios acima referidos são atendidas no último ano . Abuso de substâncias é um padrão de uso que perturba severamente a vida de uma pessoa em todos os níveis , fisicamente, emocionalmente , psicologicamente , socialmente e financeiramente.
DSM V revisões propostas
DSM V propsed revisões
propõe-se que , no próximo DSM V , não deixará de ser uma distinção entre abuso de drogas e dependência química . Ambas as condições estarão sob um contínuo de " Substance Use Disorders ", com gravidade variável , de acordo com a Associação Americana de Psicologia.