De acordo com o Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas ( NIDA) , o vício é uma doença que pode ser tratada. NIDA observa que os programas de tratamento mais eficazes combinam técnicas de terapia comportamental com o uso de medicamentos que podem conter a depressão , ansiedade e desejos para a substância . Mais importante ainda, especialistas em NIDA observa que os planos de tratamento eficazes são projetados individualmente para atender as questões de um paciente únicas sociais, padrões de comportamento e os desafios emocionais.
Retirada de substâncias
NIDA sugere que a retirada é uma primeira etapa extremamente crítica no tratamento da dependência , pois os pacientes podem experimentar sintomas muito desagradáveis, como agitação, insônia e , dependendo da substância , mesmo um aumento da sensação de dor. Durante esta fase de tratamento , muitas vezes, os médicos prescrevem medicamentos para reduzir os sintomas de abstinência e permitir que um paciente a participar de grupos de aconselhamento e apoio , sem sofrer de excesso de ansiedade.
Comportamentais Terapias e Tratamento da Toxicodependência
Especialistas da NIDA sugerem que terapias comportamentais são um componente -chave para um tratamento eficaz. Terapias comportamentais ajudar um paciente a identificar as razões para o uso de drogas ou álcool , e os pacientes também aprendem sobre os gatilhos sociais ou emocionais que levá-los a usar. Com essas idéias pacientes pode gradualmente alterar os comportamentos que os levam a usar e substâncias de abuso e substituir esses comportamentos se atividades alternativas . A terapia comportamental encoraja os pacientes a usar grupos de apoio e aconselhamento como alternativas ao uso de substâncias. A teoria é que aprender a se comunicar com outras pessoas sobre situações estressantes pode substituir lentamente o abuso de substâncias.
Medicamentos de prescrição e Tratamento da Toxicodependência
NIDA observa que os medicamentos podem ser eficazes ferramentas no processo de retirada e prevenção de recaída . Alguns medicamentos são usados para tratar doenças subjacentes , como depressão e ansiedade que levam ao abuso de substâncias. Outros medicamentos podem ser usados para conter a vontade de comer substâncias como álcool ou nicotina. Finalmente, existem medicamentos que são usados para substituir gradualmente a substância que está sendo abusada como uma cortes usuário para baixo e sai. A metadona é um medicamento que é usado frequentemente em uma capacidade clínica para ajudar viciados em abster-se do uso de heroína ou outros opiáceos .
Prevenção da recaída
Especialistas em NIDA nota que a prevenção de recaídas é central para a maioria dos programas de tratamento de drogas . Os pacientes são encorajados a usar o aconselhamento ambulatorial e grupos de apoio de 12 passos para prevenir recaídas no longo prazo. NIDA faz notar, contudo , que a dependência é uma doença crônica e uma recaída não indicam que o tratamento foi ineficaz . Se ocorrer uma recaída o tratamento original muitas vezes precisa ser reintegrado e ajustado.