Se você não fuma todos os dias, avaliar a freqüência com que você fuma . Algumas pessoas fumam quando estão com os amigos ou beber socialmente . A pessoa que fuma de vez em quando pode pensar que ele não tem um vício em nicotina. No entanto, se você é incapaz de manter-se de fumar um cigarro ou charuto quando você está fora com os amigos, isso pode indicar a dependência de nicotina.
2
Preste atenção em como você fuma logo depois de acordar de manhã . Se é dentro de cinco minutos ou uma hora antes de acender o primeiro cigarro pode determinar se você vai ser capaz de sair por conta própria ou vai precisar da ajuda de um profissional médico.
3
Determine a sua capacidade de manter o controle de desejos quando você está em lugares que você não pode fumar , como restaurantes, igrejas ou aeroportos . Se alguém está procurando por um lugar para " fugir " e fumaça, e não pode esperar até que ele deixa essa área , o seu nível de dependência é, obviamente, mais forte do que se pode esperar com calma e parar de pensar em um cigarro até que ele esteja em uma área que permite fumar .
4
Acompanhe quantos cigarros você fuma por dia (ou o quanto de rapé , cachimbos ou charutos ) . Alguém que fuma apenas quatro cigarros por dia , provavelmente, ainda tem uma dependência da nicotina , mas pode ser capaz de sair mais facilmente do que a pessoa que fuma 20 ou mais por dia.
5
Quando você está doente com a gripe ou outra doença respiratória , e você ainda não pode deixar de fumar , mesmo que agrava a doença , você pode determinar que você tem uma forte dependência da nicotina. A dependência é algo que é difícil ou impossível de controlar, mesmo quando você sabe que é prejudicial para a sua saúde.