medicamentos são particularmente eficazes de diminuir ou eliminar os sintomas de abstinência durante o processo de desintoxicação do viciado . Metadona e buprenorfina aliviar os desejos e desconforto associados com a retirada de opiáceos.
Para dependência da nicotina , medicamentos de prescrição de bupropiona e vareniclina uniram terapias de reposição de nicotina tradicionais, como manchas na pele , gomas de mascar e pastilhas para reduzir as ânsias e desconforto associados com a cessação do tabagismo blocos
naltrexona os efeitos de recompensa do consumo de álcool e os limites para o desejo que de drogas. . Para aqueles com dependência de álcool grave, acamprosato é usado para aliviar os sintomas de abstinência alcoólica prolongada , tais como insônia, ansiedade e irritabilidade.
Tratamento ambulatorial
Ambulatório tratamento comportamental requer o viciado para assistir a uma clínica ou outro local de reunião regularmente. A maioria dos programas oferecem aconselhamento grupo ou individual, com alguns programas ambulatoriais especializados em técnicas de modificação de comportamento específicos. A terapia cognitivo- comportamental cultiva a capacidade do viciado de viver sem drogas ao mesmo tempo aprender a reconhecer e evitar situações susceptíveis de causar uma recaída. Terapia de família multi- dimensional , projetado para usuários de drogas de adolescentes, concentra-se em padrões de consumo de drogas do jovem eo papel da família em sua sobriedade continuada. A entrevista motivacional destaca vontade do paciente de mudar seu comportamento e iniciar o tratamento de drogas.
Tratamento residencial
programas residenciais têm se mostrado eficazes para aqueles com mais severo de drogas problemas de abuso . As comunidades terapêuticas , composta por adictos em recuperação e funcionários, fornecer um programa altamente estruturado em que a comunidade influencia atitudes, comportamentos e percepções sobre o uso de drogas do paciente. Geralmente exige uma estadia mínima de seis a doze meses , as comunidades terapêuticas reforçar a abstinência de drogas através dos objectivos comuns de sobriedade dentro da comunidade , e melhorar as habilidades sociais do paciente através da interação diária com o grupo.
Monitoramento
Relapse durante a recuperação é uma ameaça constante para o adicto em recuperação . Monitoramento por meio de testes de drogas não só fornece incentivo para o viciado a permanecer " limpa", mas também mostra quando uma recaída ocorrer, alertando o pessoal para o problema e proporcionar uma oportunidade para a reavaliação e melhoria do tratamento.