O estágio experimental engloba primeira introdução de uma pessoa em drogas ou álcool , como ele aprende os efeitos que eles podem produzir. Ele pode tentar uma ou mais drogas . Aqueles com uma dependência química , provavelmente, repetir a experiência , uma vez que tentei reproduzir os altos alcançar pelo uso de drogas ou álcool. Nesta fase, eles ainda são capazes de controlar seu uso e sair. O perigo vem em sentido falso do usuário de segurança. Drogas ou álcool ainda não estão a ter um impacto negativo sobre a sua vida, para que o usuário acredita que ele está em controle completo e pode continuar a experimentar com segurança , sem ficar viciado .
Social
O usuário já tenha tentado uma ou mais drogas e agora olha para usá-lo como uma ferramenta extra para ajudá-la a aumentar seu prazer . Ela pode usá-la quando ela sai para vê os amigos ou em festas. O uso regular pode criar uma maior tolerância e , assim, levar a um aumento da utilização de drogas ou de álcool para obter o mesmo efeito . As substâncias são usadas agora como um calmante e pode ser tomada em uma base diária . Uso de substâncias é planejado e um usuário vai olhar para a frente para depois do trabalho ou nos fins de semana , quando ela pode entrar .
Abuso
Até agora o uso de drogas ou álcool tem consequências negativas e os impactos algumas ou várias áreas da vida do usuário. Os relacionamentos são afetados como ele se torna mais irracional e apresenta mudanças de humor . O trabalho é afetada com mau desempenho, atrasos ou faltas . Os usuários são propensos a gastar mais do que podem pagar para sustentar o vício , com consequências financeiras negativas . O usuário vai pensar que ele ainda está no controle , apesar dessas mudanças e aumentar seu uso de drogas ou álcool. Há uma diferença notável em sua atitude e, possivelmente, até mesmo sua aparência.
Dependência
O usuário agora é viciado e tem um completo desrespeito pelas consequências e os efeitos que sua dependência química pode ter em sua vida. Drogas e /ou álcool são agora o foco central em torno do qual gira a vida dela e que o usuário acredita que ela precisa de substâncias para funcionar. Há uma necessidade física e mental irresistível para alimentar seu vício que pode levar ao crime , overdose ou suicídio.