12 grupos de passo são, talvez, um dos serviços mais conhecidos abordagens para o tratamento do abuso de substâncias. Esta intervenção depende fortemente de grupos regulados pelo doente que se reúnem regularmente para discutir experiências pessoais de dependência. Não há conselheiro separado ou figura de autoridade presente para supervisionar o grupo , embora haja facilitador , cuja função é orientar as reuniões. Entende-se, contudo, que este facilitador é também um abusador cuja presença nas reuniões é uma parte importante de seu próprio tratamento.
Terapia Cognitivo Comportamental
Cognitiva terapia comportamental é outra abordagem que tem vindo a ganhar popularidade. Aqui, o aconselhamento pode ser feito em grupos ou one- on-one , embora este último tipo é mais freqüentemente empregado. Com esta terapia , os pacientes são encorajados a examinar as maneiras pelas quais os seus padrões de pensamento ( cognição ) afetam suas ações ( comportamento) . Eles, então, venha com pensamento novo , mais saudável para substituir os disfuncionais. Assim, o novo pensamento levam a novos comportamentos que não incidem sobre abuso de substâncias.
Aconselhamento Familiar
Na medida em que o abuso de substâncias não acontece em vácuo, aconselhamento familiar pode ser uma abordagem de serviço muito útil para o tratamento. Nesta abordagem , a família inteira, não apenas o abusador , vai para a terapia . Aqui, um conselheiro ajuda a identificar formas disfuncionais de lidar e se relacionar com o outro que pode realmente servir para manter o agressor em um padrão de dependência. Muitas vezes, para conseguir, mudança sem substância permanente , todo o sistema familiar deve passar por uma transformação radical.
Relapse Prevention
Finalmente, prevenção de recaídas é um componente crucial de qualquer abordagem de tratamento de abuso de substâncias . Uma vez que a possibilidade de uma recaída é algo que vai acompanhar os viciados para o resto de suas vidas , identificando os gatilhos (pessoas, lugares e coisas que os levam a abusar da sua substância de escolha ), bem como mecanismos de enfrentamento alternativas é fundamental. Muitas vezes, os membros da família devem envolver-se nesta abordagem , uma vez que os seus comportamentos , permitindo também pode levar a uma recaída.