Pode ser fácil para os familiares e amigos de um abusador colocar a culpa . Abuso de substâncias de uma pessoa pode afetar diretamente aqueles em torno dessa pessoa de forma negativa , e colocar a culpa é uma forma dessas pessoas podem empregar para parar a pessoa . Sentindo-se culpado por um problema de abuso de substâncias pode proporcionar motivação para a mudança , mas também pode piorar o problema . O Instituto Nacional de Abuso de Drogas assinala no primeiro capítulo de "Princípios de Tratamento da Toxicodependência : Um Guia Based Research " que a dependência de substâncias é complexa. Muitas pessoas ignoram o fato de que a dependência é uma doença cerebral . É preciso mais do que culpa, culpa e um momento de força de vontade para superar a dependência de substância grave. Compreender isto pode aliviar o abusador de culpa que o encoraja a continuar usando a substância.
Tratamentos
Mesmo que duas pessoas têm abusado da mesma substância exata para a exata mesma quantidade de tempo , estas duas pessoas pode requerer dois programas de tratamento bem diferentes . Ninguém programa é uma solução infalível para cada pessoa abusando de uma substância. Enquanto bons programas são construídos com base em pesquisas e experiência, todos os programas permanecem contornos ao que deve tornar-se um processo mais personalizado. O próprio abusador vai começar a descobrir o que ele precisa para se recuperar ao longo do tempo , esforço e experiência com um programa.
Tempo
Toxicodependentes podem muitas vezes participar de um programa de reabilitação. Um programa de reabilitação é uma fuga temporária das atividades cotidianas normais, onde a substância a ser abusado é restrito de entrar nas instalações . Os abusadores também estão se concentrando em mentalmente e fisicamente superar a substância . Embora esses programas podem durar um determinado número de meses , isso não significa que o agressor é automaticamente curado de seu vício depois de assistir . Permanecer em um programa, e talvez um programa de follow-up, para o tempo que leva cada indivíduo a se recuperar, é fundamental. Em Alcoólicos Anônimos , os membros são incentivados a participar de encontros ocasionais para o resto de suas vidas.
Monitoramento
Se um indivíduo se identifica como um abusador , ele deve ser monitorizada por vários tipos diferentes de profissionais, que vai então reavaliar continuamente o seu programa e processo . O Instituto Nacional de Abuso de Drogas , diz que aqueles que abusam de substâncias , muitas vezes têm outros transtornos mentais . Terapeutas , psiquiatras , médicos, conselheiros e grupos de aconselhamento pode ser uma parte do programa de recuperação de um indivíduo. O agressor deve fazer suas visitas programadas no tempo, mesmo que ela se sente como se ela se recuperou , para prevenir recaídas .