Um olhar para a história dos programas de prevenção mostra a importância do uso de estratégias informados pela pesquisa. Antes da década de 1980 os métodos de prevenção não foram informados pela pesquisa. Estas estratégias envolvidos ensinar os jovens sobre as drogas e trabalhar para aumentar a sua auto-estima. A investigação sobre as estratégias mostraram que não eram eficazes. Assim, foram desenvolvidas táticas baseadas em teorias de aprendizagem social, psicológicos. Esta foi a base para o desenvolvimento de melhores modelos de práticas utilizadas na prevenção de drogas hoje.
Tipos de programa
Embora os programas de aprendizagem social são mais eficazes , programas específicos variam em sua eficácia de prevenir o uso. Os programas mais comuns de prevenção incluem a Seattle Projeto de Desenvolvimento Social ( SSDP ), o programa Life Skills Training (LST ) e do programa ATLAS . De acordo com Dennis M. Gorman , Ph.D. , M.Sc., na edição de Psychiatric Services 2003 , a pesquisa mostra que, enquanto esses programas têm suas próprias forças , eles também têm algumas fraquezas específicas. Por exemplo, enquanto o programa LST pode ser eficaz na prevenção de outros tipos de uso da substância , não tem nenhum efeito sobre a prevenção do uso de maconha e pode contribuir para um aumento no uso de álcool.
Princípios Básicos programas
eficazes , baseadas em pesquisa são construídos em certos princípios básicos que fazem sucesso. Programas eficazes têm uma base forte , são abrangentes e abordar os fatores de proteção , fatores de risco e promover a resiliência em participantes. Programas bem-sucedidos também definir metas realistas e basear seus programas em informações precisas em relação aos dados demográficos dos alunos sendo atendidos - que compreendem os jovens da comunidade específica e trabalhar para envolvê-los . Para serem eficazes, estes programas também devem aparecer crível para os jovens envolvidos .
Avisos
programas de prevenção que existem em isolamento , por exemplo, aqueles que são simplesmente uma parte de um currículo escolar tem menos efeito do que aqueles que incluem a comunidade envolvente . Comunidade risco e fatores de proteção devem ser avaliadas e devem ser feitos esforços para envolver a comunidade nos esforços de prevenção . A melhor prática é avaliar a prontidão da comunidade, uma vez que algumas comunidades podem estar em risco , mas dispostos a participar em programas de prevenção.