casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | doenças
O que é esfregaço periférico?
Um esfregaço de sangue periférico é uma fina camada de sangue espalhada em uma lâmina de vidro e corada para tornar os diferentes tipos de células sanguíneas visíveis ao microscópio. O esfregaço periférico é utilizado para avaliar a morfologia dos glóbulos vermelhos e brancos e das plaquetas e para identificar quaisquer anomalias no seu número ou aparência.
Para fazer um esfregaço de sangue periférico, uma gota de sangue é colocada em uma lâmina de vidro e espalhada uniformemente em uma camada fina usando uma lâmina espalhadora. A lâmina é então corada com corante de Wright, que cora diferencialmente os diferentes componentes das células sanguíneas. O método de coloração de Wright colore as células da seguinte maneira:
- Glóbulos vermelhos:o citoplasma parece rosa a laranja, o núcleo da célula não é visível.
- Glóbulos brancos:o citoplasma varia de azul claro a roxo escuro dependendo do tipo de leucócitos, o núcleo é claramente visível e fica roxo escuro.
- As plaquetas aparecem em roxo claro a escuro e se assemelham a pequenos pontos ou manchas.
Depois que a lâmina estiver corada, ela poderá ser visualizada ao microscópio para examinar a morfologia das células sanguíneas. O esfregaço periférico pode fornecer informações sobre o tamanho, forma e cor das células sanguíneas, bem como quaisquer anomalias no seu número ou aparência.
O esfregaço de sangue periférico é uma ferramenta diagnóstica comumente usada em hematologia e pode ser útil no diagnóstico de uma variedade de condições, incluindo anemia, leucemia e trombocitopenia.