casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | doenças

Vitiligo causa outros problemas no corpo?

Sim, o vitiligo às vezes pode levar a outros problemas de saúde, tanto físicos quanto emocionais. Aqui estão algumas complicações potenciais associadas ao vitiligo:

1. Sensibilidade ao Sol: Indivíduos com vitiligo geralmente apresentam redução da pigmentação da pele, tornando a pele mais sensível aos nocivos raios ultravioleta (UV) do sol. Eles correm maior risco de queimaduras solares e podem desenvolver câncer de pele se não forem devidamente protegidos.

2. Problemas de tireóide: O vitiligo tem sido associado a um risco aumentado de distúrbios da tireoide, como tireoidite de Hashimoto e doença de Graves. A relação exata não é totalmente compreendida, mas acredita-se que a desregulação autoimune, que afeta a pele no vitiligo, também pode afetar a glândula tireoide.

3. Doenças autoimunes: O vitiligo é uma doença auto-imune em si. Pessoas com vitiligo podem ter maior probabilidade de desenvolver outras doenças autoimunes, como diabetes, artrite reumatóide, lúpus ou doença de Addison.

4. Perda auditiva: Em alguns casos, o vitiligo tem sido associado a um risco aumentado de perda auditiva, especialmente perda auditiva de alta frequência. A ligação entre vitiligo e problemas auditivos não é totalmente compreendida, mas pode estar relacionada ao processo autoimune que afeta o ouvido interno.

5. Problemas oculares: Às vezes, o vitiligo pode afetar os olhos, causando perda de pigmento na íris, a parte colorida do olho. Esta condição é conhecida como heterocromia. Raramente, também pode causar inflamação da úvea do olho, uma camada de tecido, causando uveíte.

6. Angústia Emocional: O vitiligo pode ter um impacto profundo no bem-estar emocional e na autoestima de uma pessoa. O aparecimento de manchas brancas na pele pode causar sentimentos de insegurança, ansiedade e isolamento social.

É importante que os indivíduos com vitiligo trabalhem em estreita colaboração com os seus prestadores de cuidados de saúde para gerir a doença e resolver quaisquer problemas de saúde associados. O monitoramento regular, os tratamentos apropriados e o apoio emocional podem ajudar os indivíduos a lidar com o vitiligo e reduzir o risco de complicações.