casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | doenças
5 avanços médicos na década de 1920?
1.
Descoberta da insulina Em 1921, os cientistas canadenses Frederick Banting e Charles Best isolaram e purificaram com sucesso a insulina do pâncreas de cães. Este foi um grande avanço no tratamento da diabetes, que anteriormente era uma doença fatal. A terapia com insulina revolucionou o tratamento do diabetes e permitiu que milhões de pessoas com a doença vivessem vidas normais e saudáveis.
2.
Desenvolvimento da vacina BCG A vacina Bacillus Calmette-Guérin (BCG) para tuberculose foi desenvolvida na década de 1920 pelos cientistas franceses Albert Calmette e Camille Guérin. A vacina BCG é a vacina mais utilizada no mundo e estima-se que tenha salvado mais de 100 milhões de vidas.
3.
Trabalho pioneiro em antibióticos A década de 1920 viu o início da revolução dos antibióticos, com a descoberta da penicilina por Alexander Fleming em 1928. Embora a penicilina não estivesse disponível para uso clínico até a década de 1940, a sua descoberta abriu caminho para o desenvolvimento de outros antibióticos que transformariam o tratamento. de doenças infecciosas.
4.
Avanços na cirurgia A década de 1920 viu uma série de avanços importantes na cirurgia, incluindo o desenvolvimento de novas técnicas para transfusão de sangue e anestesia. Esses avanços possibilitaram a realização de cirurgias mais complexas e arriscadas e ajudaram a melhorar os resultados dos pacientes cirúrgicos.
5.
Estabelecimento da Organização Mundial da Saúde A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi criada em 1948, mas surgiu da Organização da Saúde da Liga das Nações, criada na década de 1920. A missão da OMS é promover a saúde em todo o mundo e tem desempenhado um papel fundamental no controlo da propagação de doenças infecciosas, na melhoria da saúde materna e infantil e na promoção da água potável e do saneamento.