casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | doenças
Como a planta dedaleira se relaciona com os cuidados de saúde?
A planta dedaleira (Digitalis) tem uma relação significativa com a saúde, principalmente devido às suas propriedades medicinais. A planta contém glicosídeos cardíacos, compostos que afetam a função cardíaca.
Historicamente, os extratos de dedaleira têm sido usados há séculos na medicina tradicional para tratar várias doenças cardíacas. O uso mais notável da dedaleira é na produção da droga digoxina. A digoxina é um medicamento glicosídeo cardíaco usado para tratar a insuficiência cardíaca e certos tipos de batimentos cardíacos irregulares (arritmias). Funciona aumentando a força das contrações cardíacas e diminuindo a frequência cardíaca.
O uso de medicamentos derivados da dedaleira requer monitoramento cuidadoso, pois a dose terapêutica está próxima da dose tóxica. Portanto, a dosagem precisa e o monitoramento regular da condição do paciente são cruciais para garantir seu uso seguro e eficaz.
No entanto, devido ao seu índice terapêutico estreito e à disponibilidade de alternativas mais seguras e eficazes, a digoxina é frequentemente reservada para situações em que outros medicamentos não são adequados ou falharam.
Além da digoxina, outros glicosídeos cardíacos extraídos da dedaleira, como a digitoxina e o deslanosídeo, também foram utilizados na área da saúde no passado. No entanto, a sua utilização diminuiu devido ao seu perfil de segurança inferior em comparação com a digoxina.
Globalmente, a contribuição da planta dedaleira para a saúde reside nos seus potenciais efeitos terapêuticos no coração, mas a sua utilização requer uma gestão precisa e cuidadosa para garantir a segurança do paciente.