casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | doenças
Quais são os efeitos da sífilis não tratada?
Se não for tratada, a sífilis pode progredir através de quatro fases, cada uma com o seu próprio conjunto de sintomas:
Sífilis primária :Este é o primeiro estágio da sífilis e geralmente se desenvolve dentro de 10 a 90 dias após a exposição à bactéria. O principal sintoma da sífilis primária é uma ferida indolor (chamada cancro) no local da infecção. O cancro geralmente aparece nos órgãos genitais, mas também pode ocorrer em outras partes do corpo, como boca, reto ou dedos. O cancro geralmente cicatriza sozinho em algumas semanas, mas a infecção ainda está presente no corpo.
Sífilis secundária :Este estágio geralmente se desenvolve 2 a 8 semanas após a cura do cancro. Os sintomas da sífilis secundária podem incluir:
- Uma erupção cutânea generalizada que pode aparecer em qualquer parte do corpo
- Febre
- Gânglios linfáticos inchados
- Dor de garganta
- Dor de cabeça
- Dores musculares
- Fadiga
- Perda de peso
Sífilis latente :Este é um estágio latente da sífilis que pode durar anos ou até décadas. Durante esta fase, a pessoa pode não apresentar sintomas, mas a infecção ainda está presente no corpo e pode ser transmitida a outras pessoas.
Sífilis terciária :Este é o estágio mais grave da sífilis e pode se desenvolver 10 a 30 anos após a infecção inicial. Os sintomas da sífilis terciária podem incluir:
- Lesões cutâneas
- Dor óssea
- Dor nas articulações
- Cegueira
- Paralisia
- Demência
- Problemas cardiovasculares
- Insuficiência renal
- Morte
A sífilis não tratada também pode aumentar o risco de outras infecções, como o HIV.