casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | doenças
Que tipo(s) de teste(s) não seria(m) realizado(s) se você suspeitar que um paciente contraiu peste?
Exames de sangue normalmente não são usados para diagnosticar a peste porque nem sempre são confiáveis. Nos estágios iniciais da doença, os exames de sangue podem não ser capazes de detectar a presença da bactéria da peste. Além disso, os exames de sangue às vezes podem dar resultados falso-positivos, o que significa que o teste indica que a pessoa tem peste, quando na verdade não tem.
Testes sorológicos normalmente não são usados para diagnosticar a peste porque não são sensíveis o suficiente. Os testes sorológicos medem os níveis de anticorpos no sangue produzidos em resposta à infecção. Contudo, no caso da peste, os níveis de anticorpos podem não ser suficientemente elevados para serem detectados por um teste serológico.
Testes de reação em cadeia da polimerase (PCR) estão se tornando cada vez mais comuns no diagnóstico da peste porque são altamente sensíveis e específicos. Os testes PCR podem detectar a presença da bactéria da peste mesmo em quantidades muito pequenas. Isto os torna ideais para diagnosticar a peste nos estágios iniciais da doença, quando outros testes podem não ser capazes de detectá-la.