casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | doenças
Quão comuns eram as doenças e enfermidades na passagem intermediária?
A passagem intermediária foi o palco do comércio transatlântico de escravos, no qual africanos escravizados eram transportados da África para as Américas. As condições na passagem intermediária eram extremamente duras e insalubres e, como resultado, doenças e enfermidades eram galopantes.
Algumas das doenças e enfermidades mais comuns que ocorreram na passagem intermediária incluem:
*
Varíola: A varíola era uma doença altamente contagiosa que causava febre, erupções cutâneas e feridas. Muitas vezes foi fatal e matou milhões de pessoas em todo o mundo.
*
Febre amarela: A febre amarela era outra doença altamente contagiosa que causava febre, icterícia e sangramento. Também foi muitas vezes fatal e matou milhões de pessoas nas Américas.
*
Tifo: O tifo era uma doença transmitida por piolhos e pulgas. Causou febre, erupção cutânea e dor de cabeça. O tifo era frequentemente fatal e matou milhões de pessoas em todo o mundo.
*
Disenteria: A disenteria era uma doença que causava diarréia, febre e dor abdominal. Muitas vezes foi fatal e matou milhões de pessoas em todo o mundo.
*
Escorbuto: O escorbuto era uma doença que causava sangramento nas gengivas, feridas na pele e fadiga. Foi causado pela falta de vitamina C e muitas vezes foi fatal.
Além destas doenças comuns, os africanos escravizados na passagem intermediária também foram expostos a uma variedade de outras doenças, como malária, sarampo e gripe. As condições na passagem intermediária eram tão duras que muitos africanos escravizados morreram de doenças antes mesmo de chegarem às Américas.
As doenças e enfermidades que ocorreram na passagem intermediária tiveram um impacto devastador na diáspora africana. Mataram milhões de pessoas e deixaram muitas outras com deficiências permanentes. As doenças e enfermidades que ocorreram na passagem intermediária são uma lembrança dos horrores do comércio transatlântico de escravos.