casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | doenças

A doença da vaca louca está na Europa?

A doença da vaca louca, também conhecida como encefalopatia espongiforme bovina (EEB), é uma doença neurodegenerativa fatal que afeta bovinos. A doença é causada por um príon, um tipo de proteína infecciosa resistente ao calor, à radiação e a enzimas proteolíticas. A BSE foi identificada pela primeira vez no Reino Unido em 1986 e desde então tem sido notificada em mais de 20 países na Europa, América do Norte, Ásia e África.

A maioria dos casos de BSE foi notificada na Europa, onde se pensa que a doença se originou. O Reino Unido foi o país mais afectado, com mais de 180.000 casos de BSE notificados. Outros países europeus que relataram casos de BSE incluem França, Alemanha, Itália, Espanha e Suíça.

A BSE é uma doença grave que pode ter um impacto devastador na indústria pecuária. Além das perdas económicas causadas pela morte de animais infectados, a BSE também pode levar a restrições comerciais e a receios dos consumidores. Como resultado, existem controlos rigorosos na Europa para evitar a propagação da BSE. Esses controles incluem:

* Proibição da alimentação de gado com proteína animal
* A remoção de materiais de risco especificados (SRMs) de carcaças de bovinos
* O teste de todos os bovinos com mais de 30 meses de idade para BSE

Graças a estes controlos, a incidência da BSE diminuiu significativamente na Europa nos últimos anos. No entanto, a doença ainda é uma ameaça e é importante permanecer vigilante para evitar a sua propagação.