casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | doenças

O que é a doença Polaris?

A doença Polaris ou anomalia do Sistema Operacional de Satélite Meteorológico de Órbita Polar (POMSS) é um problema que afetou o TIROS-N e as gerações subsequentes de satélites meteorológicos da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) ao orbitar os pólos da Terra.

O problema foi revelado pela primeira vez em 1978 com o NOAA 6 durante a fase de testes pós-lançamento. À medida que a espaçonave orbitava sobre o norte do Canadá, o radiômetro de varredura parou de girar e ficou preso. O radiômetro permaneceu neste estado bloqueado durante o resto da missão, tornando os dados meteorológicos deste instrumento indisponíveis.

A origem do problema foi eventualmente atribuída ao anel de montagem do radiômetro. Durante as operações orbitais, o calor gerado pelo radiômetro fez com que o anel de montagem se expandisse, prendendo os rolamentos e interrompendo a rotação. Uma vez identificado o problema, o projeto foi modificado para permitir que o radiômetro girasse livremente independentemente das mudanças de temperatura.

A doença Polaris não foi observada novamente em nenhum satélite NOAA subsequente.