casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | doenças

O que é a síndrome de Hellp?

A síndrome HELLP é uma complicação rara, mas grave, que pode ocorrer durante a gravidez ou logo após o parto. É caracterizado por uma combinação do seguinte:

* Hemólise:a destruição dos glóbulos vermelhos
* Enzimas hepáticas elevadas:um sinal de dano hepático
* Baixa contagem de plaquetas:uma condição chamada trombocitopenia

A síndrome HELLP é considerada uma variante da pré-eclâmpsia, uma condição da gravidez caracterizada por hipertensão e proteína na urina. No entanto, a síndrome HELLP pode ocorrer sem pré-eclâmpsia.

Sintomas da síndrome HELLP

A síndrome HELLP pode desenvolver-se rapidamente e os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Alguns sintomas comuns incluem:

* Forte dor de cabeça
* Náuseas e vômitos
* Dor no lado superior direito do abdômen
* Pés, mãos e rosto inchados
* Visão turva
* Maior sensibilidade à luz
* Fadiga
* Confusão
* Convulsões

Causas da síndrome HELLP

As causas exatas da síndrome HELLP não são totalmente compreendidas, mas alguns fatores de risco incluem:

* Pré-eclâmpsia
* Pressão alta crônica
* Doença renal
* Diabetes
* Obesidade
* Gravidez múltipla

Tratamento para a síndrome HELLP

A síndrome HELLP é uma doença grave que requer atenção médica imediata. O tratamento normalmente envolve:

* Hospitalização: O monitoramento e o manejo cuidadosos em um hospital são necessários para prevenir complicações e garantir a segurança da mãe e do bebê.
* Parto do bebê: Na maioria dos casos, o melhor tratamento para a síndrome HELLP é fazer o parto o mais rápido possível. Se a gravidez for inferior a 34 semanas, a equipe de saúde pode recomendar medicamentos para ajudar o desenvolvimento dos pulmões do bebê antes do parto.
* Medicamentos: Podem ser administrados medicamentos para controlar a pressão arterial, prevenir convulsões e aumentar a contagem de plaquetas.
* Transfusões de sangue: Podem ser necessárias transfusões de sangue para repor glóbulos vermelhos e plaquetas perdidos devido a hemólise e trombocitopenia.
* Troca de plasma: Em casos graves, a troca plasmática pode ser recomendada para remover substâncias nocivas do sangue e melhorar a função hepática.

Prognóstico da síndrome HELLP

Com tratamento imediato, a maioria dos casos de síndrome HELLP é controlável e tanto a mãe quanto o bebê podem se recuperar totalmente. No entanto, pode ser uma doença grave e há um pequeno risco de complicações como insuficiência hepática, insuficiência renal, convulsões e acidente vascular cerebral.