casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | doenças
Qual é a relação entre a doença falciforme e a malária?
A relação entre a doença falciforme e a malária é complexa e multifacetada. A doença falciforme é uma doença genética que afeta a hemoglobina dos glóbulos vermelhos, fazendo com que tenham o formato de foice. A malária é uma infecção parasitária transmitida por mosquitos, que causa ciclos de febre, calafrios e fadiga.
-
Protecção contra a malária :Em áreas onde a malária é comum, as pessoas portadoras do traço falciforme (heterozigotos para o gene falciforme) têm um risco reduzido de desenvolver malária grave. Isto ocorre porque os glóbulos vermelhos em forma de foice têm menos probabilidade de serem infectados pelo parasita da malária Plasmodium falciparum. Indivíduos heterozigotos têm uma cópia normal do gene que produz hemoglobina funcional e uma cópia do gene para a hemoglobina falciforme, permitindo-lhes ter alguma proteção contra a malária enquanto ainda expressam níveis normais de hemoglobina.
-
Complicações graves :Por outro lado, os indivíduos com doença falciforme (homozigotos para o gene falciforme) são altamente suscetíveis a formas graves de malária. Os glóbulos vermelhos em forma de foice podem obstruir pequenos vasos sanguíneos, levando a complicações como danos nos tecidos, falência de órgãos e anemia grave. A falta de hemoglobina funcional na doença falciforme também prejudica a capacidade do sistema imunitário de combater a infecção pela malária.
Em resumo, o traço falciforme oferece uma vantagem protectora contra a malária grave, mas os indivíduos com doença falciforme são mais vulneráveis às suas complicações graves.