casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | doenças
Como você diagnostica herpes zoster?
Zóster (Herpes zoster) Critérios de diagnóstico: - Dor dermatomal unilateral ou coceira ou hiperestesia precedendo ou concomitante a uma erupção vesicular.
- A erupção cutânea consiste em grupos de pequenas bolhas numa base vermelha.
- As lesões podem causar muita coceira e dor e progredir para formação de crostas e eventual cicatrização ao longo de 2 a 4 semanas.
- A erupção cutânea geralmente desaparece dentro de 2 a 4 semanas, mas a dor pode persistir por meses ou até anos (neuralgia pós-herpética - NPH).
- A erupção cutânea geralmente ocorre em um lado do corpo, não cruzando a linha média, e geralmente ocorre no tórax ou abdômen.
- A zona é causada pelo vírus varicela-zóster, que é o mesmo vírus que causa a varicela.
Testes de diagnóstico laboratorial: - O vírus pode ser detectado pelos seguintes métodos:
- Reação em cadeia da polimerase (PCR)
- Cultura viral
- Coloração com anticorpo fluorescente direto (DFA) de esfregaços de lesões cutâneas.
Estudos sorológicos: - Os títulos de anticorpos contra o vírus varicela-zoster (VZV) podem ser usados para determinar a imunidade ao VZV.
Considerações especiais: - Herpes Zoster Oftálmico:No herpes zoster oftálmico, a divisão oftálmica do nervo trigêmeo está envolvida, causando dor e erupção cutânea na testa e ao redor dos olhos. Isso pode levar a complicações oculares graves, incluindo cicatrizes na córnea, glaucoma e até cegueira.
- Herpes Zoster Oticus:No herpes zoster oticus, o gânglio geniculado do nervo facial está envolvido, causando dor e erupção cutânea no ouvido e ao redor do rosto. Isso pode causar perda auditiva, tontura e paralisia facial.