casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | doenças

Qual é o tratamento de escolha para as neoplasias?

Cirurgia é o tratamento de escolha para a maioria das neoplasias. O objetivo da cirurgia é remover todo o tumor, incluindo qualquer tecido circundante que possa ser afetado. Em alguns casos, a cirurgia pode ser combinada com outros tratamentos, como radioterapia ou quimioterapia.

Radioterapia usa raios X de alta energia ou outras formas de radiação para matar células cancerígenas. A radioterapia pode ser usada antes da cirurgia (para reduzir o tumor e facilitar sua remoção), após a cirurgia (para matar quaisquer células cancerígenas remanescentes) ou como tratamento independente.

Quimioterapia usa drogas para matar células cancerígenas. A quimioterapia pode ser administrada por via intravenosa (através de uma veia), oral (pela boca) ou tópica (aplicada na pele). A quimioterapia pode ser usada antes da cirurgia, após a cirurgia ou como tratamento independente.

Imunoterapia usa o próprio sistema imunológico do corpo para combater o câncer. Os medicamentos de imunoterapia podem ser administrados por via intravenosa ou oral. A imunoterapia pode ser usada como tratamento independente ou em combinação com outros tratamentos.

Terapia direcionada usa medicamentos que têm como alvo moléculas ou proteínas específicas que estão envolvidas no crescimento e disseminação de células cancerígenas. Os medicamentos de terapia direcionada podem ser administrados por via intravenosa ou oral. A terapia direcionada pode ser usada como tratamento independente ou em combinação com outros tratamentos.

Terapia hormonal usa medicamentos para bloquear os efeitos de hormônios que podem promover o crescimento de certos tipos de câncer. Os medicamentos de terapia hormonal podem ser administrados por via oral, intravenosa ou como creme ou gel tópico. A terapia hormonal pode ser usada como tratamento independente ou em combinação com outros tratamentos.

Outros tratamentos para neoplasias incluem criocirurgia (congelamento do tumor), cirurgia a laser, eletrocauterização (queima do tumor) e terapia fotodinâmica (uso de luz para ativar uma droga que mata células cancerígenas).