casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | doenças

Tipos de doenças causadas pelo tabaco?

1. Doenças cardiovasculares:

- Doença coronariana (DAC):Fumar cigarros danifica o coração e os vasos sanguíneos, levando ao acúmulo de placas nas artérias (aterosclerose). Essa placa pode estreitar as artérias e reduzir o fluxo sanguíneo para o coração, o que pode causar dor no peito (angina), ataques cardíacos e derrames.


2. Doenças respiratórias:

- Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC):A DPOC é um grupo de doenças pulmonares progressivas que inclui bronquite, enfisema e asma crônica. Fumar é a principal causa da DPOC, que causa inflamação e danos aos pulmões, causando falta de ar, respiração ofegante, aperto no peito e tosse.


3. Cânceres:

- Câncer de pulmão:Fumar cigarros é a principal causa de mortes evitáveis ​​por câncer nos Estados Unidos. A fumaça do cigarro contém mais de 4.000 produtos químicos, muitos dos quais são conhecidos como cancerígenos. Esses produtos químicos danificam o DNA das células pulmonares, levando ao desenvolvimento do câncer de pulmão.


4. Doenças bucais:

- Doença gengival:Fumar cigarros pode causar doença gengival (periodontite), que é uma infecção grave do tecido gengival e do osso que sustenta os dentes. A doença gengival pode causar sangramento, dor e perda de dentes.


5. Complicações na gravidez:

- Nascimento prematuro (menos de 37 semanas de gravidez):Fumar durante a gravidez aumenta o risco de parto prematuro, que é uma das principais causas de mortalidade infantil e de problemas de saúde a longo prazo.


6. Síndrome da morte súbita infantil (SMSL):

- Fumar durante a gravidez ou ser exposto ao fumo passivo após o nascimento aumenta o risco de SIDS, a principal causa de morte em crianças com idade entre 1 mês e 1 ano.


7. Outras doenças:

- Doença arterial periférica (DAP):Fumar cigarros pode aumentar o risco de DAP, uma condição na qual as artérias dos braços e pernas ficam estreitadas ou bloqueadas, limitando o fluxo sanguíneo. A DAP pode causar dor, dormência e fraqueza nos membros afetados e pode levar à amputação.

- Acidente vascular cerebral:Fumar cigarros aumenta o risco de acidente vascular cerebral, a perda repentina da função cerebral causada por um bloqueio ou ruptura de uma artéria no cérebro.


- Cataratas:Fumar cigarros pode aumentar o risco de desenvolver cataratas, uma turvação do cristalino do olho que leva a problemas de visão.


- Disfunção erétil (DE):Fumar cigarros pode danificar os vasos sanguíneos, incluindo aqueles que irrigam o pênis, o que pode levar à DE, a incapacidade de atingir ou manter uma ereção.