casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | doenças
O que é doença crônica do enxerto versus hospedeiro?
Doença crônica do enxerto contra hospedeiro (cGVHD) é uma complicação grave a longo prazo do transplante de células-tronco. Ocorre quando as células imunológicas do doador (o enxerto) atacam o corpo do receptor (o hospedeiro). Isso pode danificar muitos órgãos e tecidos diferentes, levando a uma ampla gama de sintomas.
cGVHD se desenvolve em cerca de 30% a 50% das pessoas submetidas a transplante de células-tronco. É mais comum em pessoas que recebem um transplante de um doador não aparentado e naquelas que apresentam um maior grau de incompatibilidade imunológica entre o doador e o receptor.
Os sintomas da
cGVHD pode variar dependendo de quais órgãos são afetados. Os sintomas comuns incluem:
*
Pele: Secura, coceira, erupção cutânea, feridas
*
Olhos: Secura, inflamação, problemas de visão
*
Boca: Secura, feridas, dificuldade em engolir
*
Trato gastrointestinal: Náuseas, vômitos, diarréia, dor abdominal
*
Fígado: Enzimas hepáticas elevadas, icterícia
*
Pulmões: Falta de ar, tosse
*
Rins: Insuficiência renal
*
Músculos: Fraqueza, fadiga
*
Ossos: Dor nas articulações, osteoporose
cGVHD pode ser uma condição muito grave e pode levar à morte. O tratamento geralmente envolve medicamentos imunossupressores para suprimir as células imunológicas do doador. Outros tratamentos podem incluir corticosteróides, fototerapia e transplante de células-tronco.
Prevenção de cGVHD é a melhor maneira de gerenciá-lo. Isso pode ser feito combinando cuidadosamente o doador e o receptor e usando medicamentos imunossupressores para evitar que as células imunológicas do doador ataquem o hospedeiro.