casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | doenças
O que é doença do enxerto versus hospedeiro?
A doença do enxerto contra o hospedeiro (GVHD) é uma complicação grave que pode ocorrer após um transplante de células-tronco. Ocorre quando as células-tronco doadas (o enxerto) atacam os tecidos do receptor (o hospedeiro).
A GVHD pode afetar qualquer órgão ou tecido do corpo, mas afeta mais comumente a pele, o fígado, os pulmões e o trato gastrointestinal. Os sintomas de GVHD podem incluir:
* Erupção cutânea
* Coceira
*Boca seca
* Náusea
* Vômito
* Diarréia
* Perda de peso
* Fadiga
* Falta de ar
* Icterícia (amarelecimento da pele e dos olhos)
* Insuficiência hepática
*Insuficiência renal
* Morte
GVHD é uma doença grave que pode ser fatal. Não há cura para a DECH, mas existem tratamentos que podem ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas com DECH.
A GVHD é mais comum após um transplante de células-tronco de um doador que não é um parente próximo. O risco de DECH também é maior se o receptor tiver um sistema imunológico enfraquecido.
Há uma série de coisas que podem ser feitas para ajudar a prevenir a DECH após um transplante de células-tronco, incluindo:
* Combinar o doador e o destinatário o mais próximo possível
* Dar ao receptor medicamentos imunossupressores para suprimir o sistema imunológico
* Usando um transplante de células-tronco de um banco de sangue do cordão umbilical
A GVHD representa um sério risco de transplante de células-tronco, mas é importante lembrar que nem sempre é uma condição fatal. Com tratamento adequado, muitas pessoas com DECH conseguem viver uma vida longa e saudável.