de isoniazida é na prevenção da TB de se multiplicar . Não deve ser usada por pacientes com problemas de fígado , uma vez que pode aumentar o risco de infecção severa . Reações mais comuns são náuseas, vômitos, formigamento ou sensação de queimação na pele (conhecido como parathesia ) e dor abdominal média-alta . A inflamação do nervo óptico , convulsões, anemia e psicose tóxica são os possíveis efeitos colaterais graves. Não beba álcool enquanto estiver a tomar isoniazida. Tome cuidado ao comer carnes , laticínios , banana , chocolate e cafeína, como esses alimentos podem interagir com isoniazida e causar dores de cabeça , vômito e dor no peito . Preço aproximado de varejo por noventa comprimidos de 300 miligramas é de R $ 17. ( Epocrates )
Rifampicina
Rifampicina é usado para o tratamento da tuberculose , a hanseníase e meningite. Alguns efeitos colaterais comuns são cansaço, dor de cabeça, náuseas, tonturas e perda de apetite. Ela também pode causar urina, fezes , suor, lágrimas ou saliva para virar uma cor laranja-avermelhado . Efeitos secundários graves incluem insuficiência renal, choque , psicose e uma doença rara mas potencialmente fatal chamada síndrome de Stevens -Johnson , em que as camadas da pele descascar como as células da pele morrem . Esta é a droga TB mais caro em cerca de US $ 64 para trinta comprimidos de 300 miligramas . ( Epocrates )
Etambutol
Etambutol é um outro antibiótico que é usado principalmente para tratar a tuberculose . Pacientes com doença renal ou catarata pode não ser capaz de tomar etambutol, ou podem precisar de tomar uma dose mais baixa . Desorientação , erupção cutânea , pode ocorrer perda de apetite , tonturas e febre . Cegueira , reações alérgicas e toxicidade do fígado são os efeitos colaterais mais sérios associados com o uso. Trinta comprimidos de 400 miligramas custa cerca de US $ 56. ( Epocrates )
Pirazinamida
Os mecanismos exatos de como o trabalho pirazinamida são desconhecidas. Como isoniazida e etambutol, sua função principal é a de tratar a tuberculose . Aqueles que sofrem de doença renal ou hepática , diabetes ou gota pode não ser capaz de tomar a pirazinamida . Efeitos colaterais comuns são semelhantes aos de outros medicamentos contra a tuberculose , incluindo náuseas , erupções cutâneas e fadiga. O aumento da sensibilidade à luz também podem ocorrer. Pirazinamida tem poucos efeitos secundários graves . A toxicidade hepática é possível , como é a anemia . O custo médio é de R $ 40 para trinta comprimidos de 500 miligramas . ( Epocrates ),
Considerações
Enquanto não há a possibilidade de reacções adversas muito graves associados com a classe de medicamentos da tuberculose , é importante lembrar que estes são considerados menos comum e em alguns casos muito raros. Os benefícios da medicação superam os riscos , uma vez que estes são a primeira linha de defesa contra a TB . Os pacientes podem diminuir o risco , mantendo o seu médico informado sobre quaisquer medicamentos ou suplementos que estão tomando e relatando quaisquer reacções adversas que estão experimentando . É importante concluir o curso de antibióticos para evitar a criação de tuberculose resistente a medicamentos .