tsé-tsé são geralmente localizado na África sub-saariana , limitando assim a doença para a região, e nem todas as espécies de mosca tsé-tsé são portadores. Espécies portadoras de moscas tsé-tsé são conhecidos por habitar a vegetação marginal dos rios e outros cursos de água , bem como as florestas e savanas arborizadas.
Causas
tripanossomíase humana Africano pode ser causada por um dos dois organismos do gênero Trypanosoma :
• Gambiense Trypanosoma brucei (TBG ): Este parasita é nativa da África Ocidental e Central. Infecção T. brucei gambiense é responsável por mais de 90% dos casos de doença do sono e causa uma infecção crônica. Muitas vezes , uma pessoa infectada pode ser subclínica , ou sem sintomas durante meses ou mesmo anos , sem saber que ela está infectado. Quando os sintomas começam a se manifestar , a doença muitas vezes chegou a um estágio avançado e não pode ser curada .
• Rhodesiense Trypanosoma brucei ( ROC) : Esta espécie é encontrada na África Oriental e Austral e representa 10% ou menos dos casos notificados . O doente vai notar os primeiros sintomas da infecção dentro de alguns meses e, em vez de remanescentes , a doença avança rapidamente .
Transmissão
A doença é transmitida através da picada de uma mosca tsé-tsé infectada. Os tripanossomas , ou larval T. brucei , vai multiplicar em tecidos da pele , sangue e do sistema linfático. Com o tempo , os parasitas irão migrar através do cérebro , infectam o sistema nervoso central e começa a causar sintomas . Os modos mais comuns de infecção incluem: •
Infecção de mãe para filho: Uma mãe que carrega o parasita pode transmitir o parasita para o feto através da placenta • . Transmissão mecânica através da picada de uma mosca tsé-tsé
Em ambos os tipos de infecção , o diagnóstico deve ser feito antes que o sistema nervoso central está infectado para que o tratamento seja bem sucedido . Sem tratamento, a doença do sono Africano é fatal.
Tratamento
O tratamento para a doença do sono Africano depende de que fase da doença o paciente está dentro Drogas usadas para combater a parasita em áreas do corpo que não seja o sistema nervoso central são menos tóxicos e mais facilmente tolerado pelo doente . Eles são mais fáceis para dar e são geralmente mais eficazes do que qualquer um dos tratamentos disponíveis para pacientes cujos sistemas nervoso central, têm sido infectados . É por isso que é importante para diagnosticar a infecção precoce e iniciar o tratamento o mais cedo possível .
Causas subjacentes
doença do sono Africano geralmente ocorre em áreas rurais remotas que têm pouco acesso aos cuidados de saúde. Desde que a doença se espalha em áreas da África que são remotas e pobres, a maioria da população infectada não receber tratamento para a doença , embora através da parceria de vários fabricantes de medicamentos e da Organização Mundial de Saúde , os tratamentos estão sendo distribuídos para muito mais pessoas do que antes.