O sintoma mais característico da febre tifóide é uma alta febre persistente , que pode chegar a 104 graus F. Outros sintomas comuns incluem diarréia, chateado gástrica e transpiração intensa .
Diagnóstico
O teste de Widal é um teste presuntivo para a febre tifóide. Ele utiliza antigénios para detectar a presença de anticorpos de salmonela em amostras de sangue ou fezes . A febre tifóide também pode ser diagnosticada através da cultura de Salmonella typhi a partir dessas amostras .
Tratamento
Ciprofloxacina é geralmente o tratamento preferido para a febre tifóide. Em casos de uma cepa resistente de Salmonella typhi , uma cefalosporina de terceira geração, como a ceftriaxona é o tratamento recomendado .
Resistência
Salmonella typhi é uma espécie altamente adaptáveis e pode rapidamente tornar-se resistente a um antibiótico específico. Manchas que são resistentes a múltiplos antibióticos estão se tornando mais comum.
Prevenção
saneamento adequado é o método mais eficaz de prevenir a propagação da febre tifóide. Existem também as vacinas contra a febre tifóide disponível para quem viaja para áreas endêmicas.