Proton terapia funciona por meio de um aparelho chamado ciclotron ou um síncrotron de prótons à energia do feixe para a área cancerosa. Os fótons são dirigidos através do corpo por ímãs para irradiar o tumor na próstata. A energia positiva dos prótons é liberado quando ele entra em contato com o tumor. Devido a isso os tecidos saudáveis circundantes não são afetados e não há o mínimo de efeitos colaterais. Isto permite ao médico para entregar doses mais elevadas de protões para o tumor . Terapia
protão é um procedimento externo que varia de uma média de 5-7 semanas. O número de tratamentos dependerá da condição e do estádio do cancro da próstata individual do paciente . O processo de terapia por prótons real é um curto tratamento , tendo apenas um minuto. O tempo de preparação combinada antes e depois dos tratamentos é de 15 a 20 minutos . O paciente está equipado de um dispositivo de imobilização personalizada que ele vai usar durante o tratamento. O médico irá tirar raios -x para determinação do alinhamento adequado do tumor do paciente , antes de começar o tratamento real . Este processo é realizado antes de cada tratamento .
Efeitos Colaterais
Este é um procedimento indolor eo paciente não deve sentir qualquer desconforto. Se o paciente está recebendo quimioterapia , ao mesmo tempo que a terapia de protões os efeitos secundários podem ser mais intenso . Se um paciente experimenta os efeitos colaterais são geralmente temporários e suave. Efeitos colaterais mais graves podem ocorrer durante o tratamento de uma grande área.
Os efeitos colaterais da terapia de prótons pode ocorrer mais cedo ou mais tarde. Efeito colateral precoce pode ocorrer logo após a cirurgia e sumiram em poucas semanas . Estes efeitos colaterais incluem a perda de cabelo , dor e inchaço na área tratada . Outros podem incluir dificuldades alimentares, digestão , urinar e deglutição. Uma dor de cabeça imediata após a terapia de prótons também é comum.
Efeitos colaterais tardios são mais permanentes , mas ocorrem muito raramente. Estes efeitos secundários ocorrem meses ou anos após a terapia de protões tenha terminado . Estes efeitos secundários podem afetar o seu cérebro, medula espinhal , pulmões, articulações , rins, cólon ou reto. Eles podem causar infertilidade, linfedema ou câncer secundário. É importante consultar o seu médico se sentir mais cedo ou efeitos colaterais tardios.