Quando o objetivo do tratamento é curativo , a radioterapia é frequentemente usado em combinação com cirurgia e quimioterapia. Dependendo do tipo de cancro , o tratamento começa, frequentemente, com a cirurgia para remover a maior parte do tumor . Isso é seguido pela radiação local para matar as células tumorais que foram perdidas e, em seguida quimioterapia para evitar que as células se espalhem para outras partes do corpo . A radiação também é usado às vezes para encolher um tumor antes da cirurgia e torná-lo mais fácil de remover e, em casos em que seja improvável a melhorar o conforto do paciente .
Um plano para a terapia de radiação é composta do tipo de radiação a ser utilizada , o número de sessões por semana , as semanas no total de tratamento e a dose de radiação utilizada por sessão . Médicos escolher usar certos tipos de radiação , dependendo da propriedade de penetração da radiação e do tipo de tecido a ser tratado no paciente . A escolha do tipo de radiação pode ter um efeito importante sobre a forma como o tratamento mata as células tumorais e poupa as células normais. Programando o tratamento em várias sessões ao longo de várias semanas, ajuda a assegurar que a radiação é fornecido , principalmente, para a borda bem oxigenada do tumor onde será mais eficaz .
Desde a terapia de radiação é projetado para matar as células , é inevitável que eles terão algum grau de toxicidade. A toxicidade de curto prazo da terapia de radiação é visto na maior parte das células que se dividem rapidamente, tais como a pele , a medula óssea ( em que as células do sangue são feitas ) e o revestimento do intestino . Se estes tecidos são parte da área irradiada , problemas como descamação grave e afinamento da pele , diminuição da produção de células sanguíneas e náusea podem resultar.
Desde que a terapia de radiação funciona , em parte, ao danificar o ADN , é inevitável que , de algum modo aumentar o risco futuro de cancro . Paradoxalmente , esse risco é menor com a maior dose de radiação , embora não parece ser uma dose alta o suficiente para eliminar o risco por completo. Quanto mais jovem o paciente é exposto pela primeira vez quando a terapia de radiação , mais o risco de câncer de futuro parece aumentar.
Metas de Radioterapia
Planejamento Radioterapia
Imediata toxicidade do tratamento de radiação
Efeitos a longo prazo da terapia de radiação