Durante CT , os pacientes são expostos a cerca de 10 millisieverts de radiação. De acordo com os EUA Food and Drug Administration , quantias que de risco para uma em 2.000 chances de desenvolver um câncer fatal , que é muito menor do que a chance em cinco de desenvolver câncer fatal a partir de fontes naturais de radiação .
em particular , as mulheres grávidas estão em desvantagem por causa dos riscos potenciais da exposição à radiação para o feto em desenvolvimento , incluindo defeitos de nascimento. Por essa razão , CT não é recomendado para mulheres grávidas. Da mesma forma , o teste não é recomendado para crianças , porque, ao longo do tempo , a exposição à radiação podem se acumular e aumentar o risco de desenvolver câncer.
Reação alérgica
Uma reacção alérgica a corantes administrados aos pacientes durante CT para realçar áreas do corpo, é possível . Embora raras, essas reações podem incluir leve coceira , urticária e , em casos mais graves , falta de ar ou inchaço , de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Pacientes com histórico de doenças cardíacas, asma , diabetes , doença renal, ou doença da tireóide estão em maior risco , a Clínica Mayo observa.
Resultados anormais
CT pode produzir resultados anormais . Isso pode ser preocupante para os pacientes e médicos imediatas para solicitar exames de acompanhamento adicionais que podem ser riscos adicionais caros , invasivos e desconfortáveis e presentes para os pacientes.
Aviso
CT de corpo inteiro não deve ser utilizado como uma ferramenta de rastreio preventivo de doenças. Não há nenhuma evidência científica para apoiar os benefícios de corpo inteiro CT em indivíduos saudáveis, sem sintomas da doença , as notas da FDA .